beruby.com - O Portal que lhe dá recompensas por navegar

A górgona Medusa

A Medusa era um monstro ctônico do sexo feminino, uma das três Górgonas. Filha de Fórcis e Ceto,quem quer que olhasse diretamente para ela era transformado em pedra. Ao contrário de suas irmãs Górgonas, Esteno e Euríale, Medusa era mortal;foi decapitada pelo heroi Perseu, que utilizou posteriormente sua cabeça como arma,até dá-la para a deusa Atena, que a colocou em seu escudo. Na Antiguidade Clássica a imagem da cabeça da Medusa aparecia no objeto utilizado para afugentar o mal conhecido como Gorgoneion. As três irmãs Górgonas - Medusa, Esteno e Euríale - eram filhas das antigas divindades marinhas, Fórcis (Phorkys) e sua irmã, Ceto (Keto), monstros ctônicos de um mundo arcaico. Sua genealogia é partilhada com outro grupo de irmãs, as Greias, como é explicado na obra Prometeu Acorrentado, de Ésquilo, que situa ambos os trios de irmãs num lugar longínquo: A terrível planície de Cistene.

"Lá perto delas suas três irmãs, as Górgonas, aladas
Com cobras no lugar de cabelo — odiavam o homem mortal —"

Numa versão posterior do mito da Medusa, relatada pelo poeta romano Ovídio,a Medusa teria sido originalmente uma bela donzela, "a aspiração ciumenta de muitos pretendentes", sacerdotisa do templo de Atena. Um dia ela teria cedido às investidas do "Senhor dos Mares", Poseidon, e deitado-se com ele no próprio templo da deusa que, enfurecida, transformou o belo cabelo da donzela em serpentes e deixou seu rosto tão horrível de se contemplar que a mera visão dele transformaria todos que o olhassem em pedra.

Já em uma versão bastante difundida e muito parecida com a anterior, outrora Medusa fora uma belíssima donzela, orgulhosa de sua beleza, principalmente dos seus cabelos, que resolveu disputar o amor de Zeus com Atena. Esta enraivecida transformou-a em monstro, com cabelos de serpente. Também encontra-se relatos de que Zeus a teria seqüestrado e violado no interior do templo de Atena e esta mesmo sabendo que Zeus a abandonara, não perdoou tal ofensa, e o fim é o mesmo. Medusa é morta por Perseu a mando de Polidectes, que usando um escudo mágico de metal polido refletiu a imagem de Medusa como num espelho e decapitou-a com a espada de Hermes. Do pescoço ensangüentado de Medusa saíram dois seres que foram gerados do conúbio com Poseidon. O gigante Crisaor e o cavalo Pégaso. O sangue que escorreu de Medusa foi recolhido por Perseu. Da veia esquerda saia um poderoso veneno, da veia direita um remédio capaz de ressuscitar os mortos. Ironicamente, trazia dentro de si o remédio da vida, mas sempre usou o veneno da morte.

Por fim, temos mais uma versão do mito, onde a vida das três irmãs (vidas debochadas e dissolutas) aborrecia os demais deuses, principalmente à deusa Afrodite, para castigá-las, a deusa as transformou em monstros com serpentes em vez dos seus belos cabelos, presas pontiagudas, mãos de bronze, asas de ouro, e seu olhar petrificava quem olhasse diretamente em seus olhos.
Para saber mais detalhes sobre o homem que Polidectes mandou para matar a Medusa leia o mito de Perseu.

Imagens:
*As 2 primeiras: Medusa
*Perseu e a cabeça da Medusa